PROJETO DE LEITURA
LER E VIVER
MELHOR LEITOR DO SEMESTRE
1. JUSTIFICATIVA
Percebemos que a
realidade atual vem afastando cada vez mais nossos alunos do ato de ler.
Aspectos como computadores, videogames, TV, o acesso restrito a leitura no
núcleo familiar, e a falta de incentivo, têm ocasionado pouco interesse para
leitura e por consequência dificuldades marcantes que
sentimos na escola: vocabulário precário, reduzido e informal, dificuldade de
compreensão, erros ortográficos, poucas produções significativas dos alunos,
conhecimentos restritos aos conteúdos escolares.
Faz-se entanto necessário que a escola busque
resgatar o valor da leitura, como ato de prazer e requisito para emancipação
social e promoção da cidadania.
A leitura nunca se fez tão necessária nos bancos
escolares. De um lado há o aumento nas fontes de pesquisa e uma crescente
preferência pelo construtivismo. De outro lado, vemos a grande dificuldade de
nossos alunos em compreender questões eliminatórias no vestibular onde só se
obtêm êxito quem tiver por hábito se atualizar através de jornais, revistas e
livros.
Através da leitura o ser humano consegue se
transportar para o desconhecido, explorá-lo, decifrar os sentimentos e emoções
que o cercam e acrescentar vida ao sabor da existência. Pode então, vivenciar
experiências que propiciem e solidifiquem os conhecimentos significativos de
seu processo de aprendizagem.
Neste sentido pensamos ser dever, de nossa
instituição de ensino, juntamente com professores e equipe pedagógica propiciar
aos nossos educandos momentos que possam despertar neles o gosto pela leitura,
o amor ao livro, a consciência da importância de se adquirir o hábito de ler. O
aluno deve perceber que a leitura é o instrumento chave para alcançar as
competências necessárias a uma vida de qualidade, produtiva e com realização.
Sabemos que, do hábito de leitura dependem outros
elos no processo de educação. Sem ler, o aluno não sabe pesquisar, resumir,
resgatar a ideia principal do texto, analisar, criticar, julgar, posicionar-se.
Daí a nossa certeza que este projeto
Esperamos contar com o apoio de todos os
professores, independente da disciplina que lecionam.
2. OBJETIVOS
·
Incrementar a leitura no âmbito escolar.
· Acrescentar ao cotidiano escolar a prática da leitura do livro como prioridade no processo de aprendizagem.
· Apresentar ao educando as diferenciadas linguagens, enriquecendo a rotina escolar, estimulando a leitura e a produção do texto escrito e oral.
· Exercitar a leitura como prática democrática, fundamental na formação do senso crítico e da cidadania.
· Integrar a comunidade escolar mediante a multiplicidade de leituras afins.
· Enriquecer o conteúdo interdisciplinarmente, visando o aprendizado global.
· Acrescentar ao cotidiano escolar a prática da leitura do livro como prioridade no processo de aprendizagem.
· Apresentar ao educando as diferenciadas linguagens, enriquecendo a rotina escolar, estimulando a leitura e a produção do texto escrito e oral.
· Exercitar a leitura como prática democrática, fundamental na formação do senso crítico e da cidadania.
· Integrar a comunidade escolar mediante a multiplicidade de leituras afins.
· Enriquecer o conteúdo interdisciplinarmente, visando o aprendizado global.
3. CRONOGRAMA
JULHO – PREMIAÇÃO DOS TRES MELHORES LEITORES DO
SEMESTRE ANTERIOR
JULHO/AGO/SET
divulgação de sinopses de obras da biblioteca
OUTUBRO - divulgação de sinopses de obras da
biblioteca e uma previa do resultado
NOVEMBRO – Premiação dos três melhores leitores do
semestre, com prêmios a definir.
4.
CONCLUSÃO:
Acreditamos que os alunos
terão maior prazer na realização da leitura, desenvolverão outras formas de
expressão além da escrita (como a oralidade, expressão corporal, plástica...) e
aprenderão a se organizar e a trabalhar em grupo.
Os alunos serão
estimulados a desenvolver sua capacidade de leitura de modo a superar suas
dificuldades, tendo como meta final que todos consigam compreender o que leem.
Esperamos que os
resultados apareçam em todas as atividades propostas pelos professores em suas
disciplinas regulares e que tenhamos alunos motivados, confiantes e seguros na
tarefa de aprender.
Os alunos estão empolgados com esse incentivo. Boa ideia!
ResponderExcluirObrigado Letícia!!!! Esperamos que nossos alunos leiam muitooooooo!
ResponderExcluir