quarta-feira, 1 de outubro de 2014

A importância da leitura para responder questões de mútipla escolha

Para responder  questões de múltipla escolha é preciso fazer uma leitura atenta a todos os detalhes, pois escolha deverá se sempre a resposta adequada.
Em vestibulares e concursos os  candidato são avaliados a partir de questões de múltipla escolha, com uma prova objetiva, que é a forma rápida e direta de perceber a capacidade que cada um possui, ou seja, as potencialidades que cada um tem para a leitura, seleção, organização e interpretação das situações apresentadas.
A prova objetiva exige uma leitura cuidadosa, tudo é importante, desde a data em que o texto foi escrito à imagem que está sendo veiculada a ele. É essencial, não deixar que nenhuma informação se perca, após a leitura atenta dos textos, passa-se para a leitura dos enunciados. Alguns serão logo descartados por não apresentarem compatibilidade com o que está sendo proposto. Mas, há sempre aquelas duas ou três “afirmativas” que deixam o candidato em dúvida, são as chamadas pegadinhas. Quando isso acontecer, lembre-se de que é a questão mais adequada que será considerada correta, portanto o que deve ser analisado é a lógica entre as ideias apresentadas e a compatibilidade entre a resposta e o enunciado. 
No momento da leitura, não se esqueça de que as palavras podem apresentar-se com sentido real  ou figurado. 
O candidato normalmente é prejudicado pelo excesso de confiança ou pela falta dela. Alguns veem a questão e a consideram tão fácil que não se preocupam em lê-la atentamente, tendendo a  perder a questão por displicência. Outros, no entanto, não se consideram aptos para responder, antes mesmo de ler as proposições, desistem sem nem ao menos ter tentado. Ambas as posturas devem ser eliminadas, pois são extremamente prejudiciais.
Utilizar tudo que foi aprendido ao longo da vida, seja na escola ou fora dela, é muito importante e torna-se um diferencial, segundo Leonardo Boff, "Cada um lê com os olhos que tem".

É fundamental manter a atenção concentrada, portanto, não perca o foco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário